Editorial

Editorial: As páginas que já estavam prontas

21 de Julho de 2017 - 00h49 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Em jornalismo ninguém trabalha com "achismos". Trabalha-se com fatos e planejamento. E todos na imprensa já sabiam que a era Rogério Zimmermann vivia seus últimos dias. Uma questão de tempo para o técnico do Grêmio Esportivo Brasil deixar o cargo. E a maior possibilidade disso acontecer seria após uma derrota em casa. Foi por isso que, no dia 10 de julho, véspera do jogo contra o Oeste, na Baixada, a Redação do Diário Popular reuniu-se, conversou e decidiu deixar pronta as páginas 2 e 3, publicadas apenas nesta sexta-feira. Uma derrota no dia seguinte seria fatal para RZ. E até a metade do primeiro tempo o pior cenário estava desenhado. O Brasil jogava mal e perdia de um a zero. Contudo, em campo o rubro-negro reagiu e a partida terminou 3 x 1. Rogério ganhou sobrevida e as páginas com a sua demissão foram engavetadas por volta das 21h, sem serem esquecidas.

O Diário Popular estava preparado para o anúncio feito no início da tarde desta quinta-feira. Não havia como ser diferente. Zimmermann desgastou-se no cargo pela falta de sucesso nas quatro linhas esse ano e pela lenda criada em torno de seu nome na cidade. Dizia-se que passou a mandar em tudo no clube, agarrado ao histórico espetacular construído com a camisa rubro-negra. Uma gestão personalista que, agora, exigirá mudanças profundas no Xavante, não apenas na casamata. O que leva a uma pergunta imprescindível: O Brasil está organizado para um futuro a curto prazo sem RZ?

No futebol, assim como no jornalismo, planejar é fundamental. Nas duas áreas, cenários se desenham à nossa frente e sinalizam algo para ser trabalhado. Nunca foi preciso consultar a bola de cristal para prever a queda de Zimmermann, apenas observar o clima ao seu redor. Por isso que a cobertura sobre sua demissão estava preparada há 11 dias, o mesmo número de jogadores que entrarão em campo amanhã para tentar reerguer o time na Série B.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados