Editorial

A balneabilidade vem aí

23 de Novembro de 2017 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Dentro de 22 dias a população da Zona Sul do Estado deve conhecer o primeiro resultado do Projeto Balneabilidade 2017/2018, em referência às condições de banho das praias de água doce e salgada. Será a largada dos boletins que informam os gaúchos, semanalmente, durante o verão, quanto à qualidade da água em pontos usados por milhares de pessoas.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) já realizou a primeira coleta de amostras no litoral gaúcho. Foi no último dia 13. Nesta temporada o Projeto terá a duração de 16 semanas. Os boletins consideram os resultados obtidos nas cinco coletas realizadas nas semanas anteriores e serão divulgados sempre às sextas-feiras, no site da Fepam, para antecipar as informações àqueles que pensam em procurar as praias aos fins de semana.

Segundo o órgão, a qualidade da água será monitorada em mais de 80 pontos, em 43 municípios. Deste total, 57 encontram-se da Região Hidrográfica do Litoral, sendo que 33 no litoral norte, 19 no litoral médio e cinco no litoral sul. Na Região Hidrográfica do Guaíba o monitoramento será feito em 14 pontos, e na Região Hidrográfica do Uruguai 12.

As amostras de águas dos balneários do litoral médio e sul e das regiões do Guaíba e do Uruguai serão analisadas pela Corsan.

No caso de Pelotas, o trabalho costuma ser feito pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) nas praias do Laranjal. E os resultados geralmente revelam notícias pouco animadoras ao longo de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Ano passado, no segundo parecer técnico da balneabilidade, o cenário continuava idêntico ao da primeira. De dez pontos analisados, apenas um estava próprio para banho, em frente ao Ecocamping, mais distante da área urbanizada. Os motivos da poluição costumam são associados ao baixo percentual de tratamento do esgoto da praia.

A autarquia costuma investigar a qualidade da água no Pontal da Barra; no Valverde - Trapiche; no Valverde - em frente à pizzaria Aki na Praia; no Santo Antônio - avenida Antônio Augusto Assumpção com a esquina da rua Bagé; no Santo Antônio _ avenida Antônio Augusto Assumpção com a esquina da avenida Rio Grande do Sul; no Santo Antônio _ em frente ao Restaurante Santo Antônio; no Santo Antônio - Hotel Praia Laranjal; no Balneário dos Prazeres - Iemanjá; no Ecocamping e na Colônia Z-3.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados