Estilo
Gastronomia

Café para sair da rotina

Três receitas para celebrar o dia mundial da bebida mais consumida no país

14 de Abril de 2018 - 17h24 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Tiramissu de café vai cardamomo e mascarpone nos ingredientes (Foto: Divulgação-DP) (Foto: Divulgação - DP)

Tiramissu de café vai cardamomo e mascarpone nos ingredientes (Foto: Divulgação-DP) (Foto: Divulgação - DP)

Expresso ou coado, com leite ou puro. O café é uma das delícias mais queridinhas do Brasil, país que mais exporta esse grão em todo o mundo. Segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), essa é a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água. No Dia Mundial do Café, a nutricionista Cinthya Maggi ensina três receitas que contêm ele na base e que vão estimular um novo olhar para a rotina.

O café é muito versátil e pode ser preparo de diversas maneiras. E para não deixar a data passar despercebida, a nutricionista, em parceria com a Electrolux, preparou receitas especiais para variar no cotidiano corrido. Afinal, o café não precisa só acompanhar aquele delicioso bolo à tarde, mas também pode estar na lista de ingredientes daquela deliciosa receita.

Café com especiarias

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
½ xícara (chá) de café em pó; 1 colher (café) de canela em pó; ½ colher (café) de cravo da Índia em pó
1 pitada de noz-moscada; 1 litro de água

Para enfeitar
100 g de iogurte grego; Canela em pó

Modo de preparo
Misture o pó de café, a canela, a noz-moscada, o cravo da Índia em pó e reserve. Filtre o café misturado às especiarias. Quando acabar de filtrar, coloque o café nas xícaras de sua preferência. Distribua o iogurte grego por cima e polvilhe com a canela em pó. Sirva rapidamente.

As especiarias conferem um sabor exótico e diferente e a adição do iogurte grego dá um toque especial e menos calórico que um chantilly.

Panacota de café com frutas vermelhas

Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Geladeira: 2 horas

Ingredientes
4 colheres (sopa) de pó de café; 500ml de água; 1 envelope de gelatina em pó sem sabor; 1 lata de creme de leite light (290 g); 1 xícara (chá) de leite semidesnatado; 1 xícara (chá) de açúcar demerara; 1 colher (chá) de essência de baunilha

Calda de frutas vermelhas
500 g de frutas vermelhas (amoras e morangos); ½ xícara (chá) de açúcar demerara; 2 colheres (chá) de amido de milho; ½ xícara (chá) de vinho tinto

Modo de preparo
Filtre e reserve o café. Coloque o creme de leite, o leite, o açúcar demerara, a essência de baunilha e o café na jarra do mixer. Dissolva a gelatina em pó sem sabor em quatro colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até dissolver. Adicione à jarra e bata até misturar bem, depois basta colocar em uma taça grande de vidro transparente e levar à geladeira para firmar. Para fazer a calda, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até encorpar por cerca de 20 minutos. Espere esfriar, distribua sobre a panacota e volte à geladeira até a hora de servir.

Informações sobre a receita:
Como sabemos, sobremesas à base de açúcar são calóricas. Ao adicionar frutas a estas preparações, conseguimos deixar a receita mais nutritiva e com menos calorias. E com frutas e o vinho tinto ricos em antioxidantes aumentamos mais ainda estes nutrientes.

Tiramisu de café

Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Geladeira: 2 horas

Ingredientes
4 colheres (sopa) de pó de café; 1 colher (café) de cardamomo em pó; 500 ml de água; 2 xícaras (chá) de mascarpone; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 pacote de biscoito tipo inglês

Para enfeitar
Lascas de chocolate ; Canela em pó e grãos de café

Preparo
Filtre e reserve o café. Coloque o mascarpone, o açúcar e metade do café no copo do mixer e bata até ficar bem homogêneo. Após, molhe o biscoito no restante do café e vá fazendo camadas de biscoito e creme de café. Para deixar a sobremesa ainda mais saborosa, enfeite com as lascas de chocolate ou a canela em pó e os grãos de café e deixe na geladeira até a hora de servir.

 

Comentários Comente

REDES SOCIAIS

Diário Popular - Todos os direitos reservados