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O segredo do sucesso

Michael Keaton brilha à frente do longa-metragem que conta a história sobre o falso fundador do McDonald’s

13 de Maio de 2017 - 15h00 Corrigir A + A -
Ray Kroc transforma uma simples lanchonete em um império mundial  (Foto: Divulgação - DP)

Ray Kroc transforma uma simples lanchonete em um império mundial (Foto: Divulgação - DP)

Poucas vezes o título “traduzido” funciona tão bem quanto o original. O novo filme de John Lee Hancock (Um sonho possível) consegue essa proeza, tanto com o explícito Fome de poder quanto com o irônico The founder. A história baseada em fatos reais aborda a ascensão da maior rede de fast food do planeta, o McDonald’s.

O responsável por este feito é Ray Kroc, um homem de 52 anos, classe média, inicialmente vendedor de máquinas de milkshake. Seria ele o criador do conceito de comida rápida, de produzir um hambúrguer em 30 segundos ao invés de 30 minutos? Não. Os verdadeiros inovadores foram os irmãos Richard e Maurice McDonald. Os dois moradores de San Bernardino, interior da Califórnia, apostaram em uma pequena grande ideia e fizeram sua lanchonete transformar-se em um sucesso local.

Numa visita à cidade para entregar suas máquinas, Ray fica encantado com o negócio idealizado pelos irmãos e dá um jeito de tornar-se sócio do empreendimento. Fica, então, responsável pela expansão da marca através de franquias.

O intruso realmente transforma a marca em um império mundial, porém sua ambição desmedida leva-o a caminhos no mínimo controversos, prejudicando a dupla que começou o projeto. A briga entre o trio vai longe no decorrer de quase duas horas de projeção.

Hancock adota uma pegada neutra, apresentando tanto o lado “persistente” quanto sacana do protagonista. Já enquanto projeto cinematográfico, o diretor segue a cartilha, sem apresentar nenhum frescor. Quem sustenta o interesse, além da curiosa história real, é Michael Keaton como o personagem dúbio, oscilando entre uma expressão carismática e um sorriso diabólico.

No geral, a produção funciona, principalmente, enquanto biografia, uma história sobre os desafios enfrentados por grandes empreendedores. E levanta questões, como quais são os limites para a ambição, a fome pelo poder? Ray, sem dúvidas, tinha uma visão empreendedora, mas levou-a ao extremo para conseguir o que queria. Foi graças a sua falta de moral que o McDonald’s está espelhado pelos quatro cantos do mundo.

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