Estilo
Ajuda

Uma estreia coletiva

Kiai Grupo lança campanha de financiamento

07 de Maio de 2017 - 09h30 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Kiai é um grupo de música instrumental da cidade de Rio Grande, formado no ano 2014 e composto pelos instrumentistas Marcelo Vaz (teclado/piano), Isaías Soares “Zazá” (guitarra), Lucas Fê (bateria) e Dionísio Souza (baixo elétrico) (Foto: Divulgação - DP)

Kiai é um grupo de música instrumental da cidade de Rio Grande, formado no ano 2014 e composto pelos instrumentistas Marcelo Vaz (teclado/piano), Isaías Soares “Zazá” (guitarra), Lucas Fê (bateria) e Dionísio Souza (baixo elétrico) (Foto: Divulgação - DP)

O Kiai Grupo dá início a uma campanha de financiamento coletivo, que durante os próximos dois meses buscará junto ao público os recursos necessários para gravação e lançamento de seu primeiro disco, pelo selo Escápula Records.

Kiai é um grupo de música instrumental da cidade de Rio Grande, formado no ano 2014 e composto pelos instrumentistas Marcelo Vaz (teclado/piano), Isaías Soares “Zazá” (guitarra), Lucas Fê (bateria) e Dionísio Souza (baixo elétrico), todos atuantes no cenário musical. Antes de formar o Kiai, os integrantes já realizavam diversos trabalhos juntos e participavam de outros projetos, alguns dos quais ainda continuam, em paralelo. Todos esses trabalhos desenvolvidos juntos resultaram em uma relação de sintonia muito forte, que pode ser facilmente notada durante as performances da banda.

A parceria surgiu, inicialmente, com o intuito de formar um grupo de estudos para praticar temas musicais de comum interesse. Da junção, que gerou ainda mais convivência e interação, é que surgiu a possibilidade de executar músicas próprias e também arranjos originais de seus temas preferidos.

O termo Kiai, para os japoneses, está associado às artes marciais, como um grito de exteriorização da energia corporal. Esse simbolismo também é verdadeiro no grupo, mostrando que a beleza de sua música vem de uma conexão profunda entre mente e corpo, num diálogo coletivo entre os músicos.

O grupo já se apresentou em diversos eventos e festivais, destacando o Festival de Jazz de Pelotas, o Festival Pira Rural, o Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais, o Dia Internacional do Jazz em Pelotas, entre outros.

Financiamento
Com o financiamento coletivo, o Kiai Grupo busca realizar seu primeiro álbum autoral, com seis músicas inéditas. A gravação e o lançamento do disco ocorrerão através de uma parceria do Kiai com o A Vapor Estúdio e o selo Escápula Records, que vêm trabalhando para viabilizar projetos musicais de novos artistas, de forma independente, em um contexto deslocado dos grandes centros. Para isso, a banda e os produtores buscam, através da plataforma Traga Seu Show, a ajuda de amigos, fãs e entusiastas da música instrumental. Segundo o site que abriga a campanha, esse tipo de trabalho serve para mostrar que juntos é possível realizar projetos artístico-culturais de excelente qualidade, sem amarras estéticas e nos quais prevaleça a sustentabilidade financeira.

O site apresenta detalhes sobre as finanças do projeto, com orçamento completo, o que, segundo a banda, coloca o financiamento coletivo como uma forma de realização de projetos através da parceria entre público e artista, na qual é importante agir com transparência. Assim, de acordo com os responsáveis pelo Escápula Records, o público pode conhecer melhor o cenário em que o projeto se insere e compreender como é estipulada a meta da campanha.

Dentro dessa ideia de parceria, diversas recompensas foram pensadas para caber em todos os bolsos. Os apoios variam ente R$ 10,00 e R$ 3.000,00, incluindo desde download do álbum digital até shows em casa. A campanha também está aberta a empresas que queiram vincular sua marca ao trabalho do grupo.

Comentários Comente

REDES SOCIAIS

Diário Popular - Todos os direitos reservados