Agronegócio

Nutrição bovina ganha destaque na ARP

A primeira edição do NutriRúmen, da UFPel, será realizada amanhã e sábado no pavilhão de remates da Associação Rural de Pelotas

14 de Junho de 2018 - 09h40 Corrigir A + A -

Por: Cíntia Piegas
cintiap@diariopopular.com.br 

O coordenador, professor Rogério Folha Bermudes, explica que quanto melhor o alimento, melhor será a resposta do animal para o rúmen e para o intestino, o que garantirá resultados positivos no ganho de peso e na produção de leite e de carne. (Foto: Divulgação - DP)

O coordenador, professor Rogério Folha Bermudes, explica que quanto melhor o alimento, melhor será a resposta do animal para o rúmen e para o intestino, o que garantirá resultados positivos no ganho de peso e na produção de leite e de carne. (Foto: Divulgação - DP)

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Nutrição de Ruminantes da UFPel realiza nesta sexta-feira (15) e no sábado (16) o primeiro seminário NutriRúmen. O foco é apresentar o que há de mais atual em alimentação e nutrição bovina, como manejo alimentar, silagem de trigo e suplementação. As palestras ocorrerão no pavilhão de remates da Associação Rural de Pelotas (ARP).

“Os dois dias servirão para atualizar os alunos, os profissionais das ciências agrárias e os produtores na área da bovinocultura de corte e leite, sobre nutrição”, adianta coordenador do NutriRúmen Rogério Folha Bermudes.

O especialista explica que quanto melhor o alimento, melhor será a resposta do animal para o rúmen e para o intestino, o que garantirá resultados positivos no ganho de peso e na produção de leite e de carne. O professor salienta a importância dos cuidados com a nutrição, uma vez que é possível reduzir o custo através da melhoria de qualidade e de quantidade de alimento, e quem ganha é o consumidor, que recebe um produto com qualidade.

O Seminário é direcionado aos alunos do Colégio Agrícola, acadêmicos dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia, profissionais das ciências agrárias e produtores de bovinos de corte e de leite.

Confira a programação:
Sexta-feira, dia 15
13h - Credenciamento
13h30min -Abertura
13h 45min - Novas Estratégias para Nutrição de Ruminantes: O que o futuro nos reserva? com o médico Veterinário Rodrigo Grazziotin (South Dakota State University)
14h30min - Potencializar o quê? para quê? com a professora Roberta Bermudes (IFSUL CaVG)
15h15min - Programa de Criação de Animais Jovens: Do Nascimento ao Primeiro Parto - Impactos na Vida Produtiva, com a zootecnista Anderson Augusto Di Pietro (De Heus Nutrição Animal)
16h30min - Milk Break e Network
17h - Suplementação Energética para Vacas do parto ao pico de lactação, com o zootecnista Fabiano Bueno (Vaccinar Nutrição e Saúde Animal)
18h - Mesa Redonda - moderador será o zootecnista Jorge Schafhauser Júnior (Embrapa Clima Temperado)
18h45min - Coquetel e Network

Sábado, dia 16
8h30min - Milk Break e Network
9h -Silagem de Trigo - A Energia que Vem do Frio para Suplementação de Bovinos, com o zootecnista Éderson Luis Henz (Biotrigo Genética)
10h15min - Manejo Alimentar de Vacas em Lactação: Aspectos Práticos, com o engenheiro Agrônomo Júlio Viegas (Departamento de Zootecnica da UFSM)
11h30min - Mesa Redonda - moderador será o médico Veterinário Eduardo Xavier (gerente Pecuária de leite Granja 4 Irmãos SA)
12h - Almoço e Network
14h -Suplementação Estratégica de Bovinos de Corte, com o zootecnista Thiago Henrique N. de Carvalho (Brasão do Pampa)
15h15min - Potencialização do Sistema de Cria em Áreas de Pastagem Cultivada, com o engenheiro Agrônomo Joaquim Freitas (Proprietário da Agropecuária Arroio Grande)
16h30min - Mesa Redonda - moderador será o Médico Veterinário Tarso Rosa (Consultor Sebrae)

Serviço:
O quê: 1º Seminário NutriRúmen

Quando: sexta (tarde) e sábado (manhã e tarde)

Onde: no pavilhão de remates da Associação Rural de Pelotas

Inscrições e informações: Facebook: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3shDDmr9YF-x0PcqTqqh-piyKfe MBlzMYuTr5nW1Cvxm8Q/viewform
ou pelos telefones: (54) 99636-7023, com o Rodrigo, (54) 99635-9191, com o Lucas, (54) 99943-6443, com o Guilherme e (53) 99940-6468 com Matheus


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados