Aproveitamento

Detran inicia reciclagem de veículos em Jaguarão

São 96 motos e 39 veículos leves que serão descontaminados, prensados e transportados para a siderúrgica onde o material ferroso será triturados

12 de Junho de 2018 - 17h40 Corrigir A + A -
São 96 motos e 39 veículos leves que serão descontaminados, prensados e reciclados. (Foto: Divulgação Detran)

São 96 motos e 39 veículos leves que serão descontaminados, prensados e reciclados. (Foto: Divulgação Detran)

Sucatas de veículos abandonados nos depósitos credenciados ao Detran em Jaguarão começam a ser reciclados nesta terça-feira (12). As cerca de 135 peças - 96 motos e 39 veículos leves - serão descontaminadas, prensadas e transportadas para a siderúrgica onde o material ferroso será triturados e então derretido para ganhar novo uso. Com a reciclagem, os velhos carros que enferrujavam nos depósitos poluindo o solo são transformados em matéria-prima para a indústria. 

A primeira etapa da reciclagem, que é feita no próprio depósito com equipamento específico, é a descontaminação das sucatas, quando são retirados resíduos poluentes, como óleo de motor, fluido de freio, baterias e extintores. Depois, os veículos são compactados para facilitar o transporte, e enviados à siderúrgica onde são triturados para fundição. 

Além de poupar o meio ambiente de possíveis contaminações, a medida também libera espaço nos depósitos onde estão abandonadas essas sucatas classificadas como materiais inservíveis. São materiais inservíveis os veículos há mais de um ano em depósito e sem condições de circulação. 

A reciclagem de material inservível é realizada de forma sistemática no Rio Grande do Sul desde 2010 e já destinou mais de 40,7 mil sucatas (quase 19 mil toneladas) para reciclagem. 

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Ascom Detran 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados