Minha Casa, Minha Vida

Novas 479 moradias através de cooperativas

Só em Rio Grande serão 316 novas residências, que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida

06 de Março de 2018 - 15h18 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Casas incluídas em projetos anteriores para moradias na 
Zona Rural (Foto: Divulgação - DP)

Casas incluídas em projetos anteriores para moradias na Zona Rural (Foto: Divulgação - DP)

Ainda em fase de análise definitiva de documentos, projetos e orçamentos junto à Caixa Econômica Federal, duas portarias do Ministério das Cidades, do final do mês de fevereiro, contemplam a construção de 316 novas moradias em Rio Grande - a primeira metade, na zona urbana, para famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, e a segunda, na rural, para famílias com renda anual bruta de R$ 17 mil.

Em ambos os casos, serão moradias incluídas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, mas construídas através de cooperativas, conforme divulga a Superintendência Extremo Sul da Caixa, com sede em Pelotas. A seleção inicial é feita pelo Ministério das Cidades, mas a Caixa comprova o cumprimento das regras e a documentação das cooperativas.

No bairro Cidade de Águeda, as duas propostas de construção têm a Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo Construindo Cidadania (Cootrahab) como responsável pelas obras. Igualmente a Cootrahab executará a construção das moradias rurais, que não ficam em uma localidade única, segundo a Extremo Sul.

No mesmo processo de seleção ainda em análise, como parte do Minha Casa, Minha Vida Rural, mais 163 moradias estão contempladas na região em outros projetos, dentro de assentamentos rurais dos municípios de Aceguá (16 unidades), Camaquã (12), Candiota (45), Hulha Negra (30) e Piratini (11), sob a responsabilidade da Central de Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), e mais 49 em comunidades quilombolas de São Lourenço do Sul, com execução pela Associação dos Agricultores Familiares da Região Sul (Assaf)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados