Mais um

São Lourenço do Sul declara situação de emergência

A informação foi dada pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal na tarde desta sexta-feira

09 de Fevereiro de 2018 - 15h36 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Estiagem atinge principalmente os agricultores do município (Foto: Assessoria de Imprensa de São Lourenço do Sul).

Estiagem atinge principalmente os agricultores do município (Foto: Assessoria de Imprensa de São Lourenço do Sul).

O município de São Lourenço do Sul, na zona Sul do estado, declarou na tarde desta sexta-feira (9), situação de emergência devido a falta de chuvas. A informação foi dada pela assessoria de imprensa da prefeitura da cidade.

São Lourenço do Sul vem sendo assolada por uma intensa estiagem que afeta as pastagens de gado de corte, leite e cria, assim como setores de hortifrutigranjeiros, soja, tabaco, milho, feijão e arroz. Além disto, o nível de água em todos os arroios, rios, lagos sangas e córregos que banham o interior do Município se encontra baixíssimo, impossibilitando assim a captação para utilização em culturas e outros abastecimentos.

Considerando que os índices pluviométricos dos últimos meses foram inferiores às medidas dos últimos anos, foi declarada situação de emergência nas áreas do município afetadas por estiagem através do decreto nº 4.771 assinado pelo prefeito Rudinei Härter.

Outros municípios
Os Diários Oficiais da União e do Estado reconheceram a situação emergencial de Amaral Ferrador, Morro Redondo e Hulha Negra devido às secas, além de Floriano Peixoto, pelo excesso de chuvas. Eles se juntam a Cristal, cuja situação havia sido reconhecida no último dia 6. Agora, são seis municípios em estado de emergência, podendo ter acesso a diversos benefícios dos poderes estadual e federal.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, João Domingues, é grande a possibilidade de outros municípios terem suas situações emergenciais reconhecidas em breve. Pedras Altas já fez o decreto municipal no último dia 19 e está em processo de envio de documentos ao sistema da Defesa Civil, para posterior reconhecimento do governo. Também devido à seca, Arroio do Padre, Turuçu, Canguçu e Cerrito, na Zona Sul estão na mesma situação, assim como São Jerônimo, na região metropolitana. Em Sananduva, a situação emergencial decretada pelo município é devido às chuvas. Leia mais aqui.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados